Ouça ao vivo

Ragu

Hoje vou falar sobre uma preparação que está presente nos cardápios dos restaurantes italianos e vem ganhando destaque nos programas de gastronomia… o ragu. O nome ragu vem do francês ragoût, que vem de ragoûter, que significa “despertar o gosto ou o apetite”. Não poderia ter um nome mais apropriado do que este.

O ragu é um molho feito com carne cozida de longo preparo. Na Itália, ele é feito com carne, vinho, legumes e extrato de tomate. O molho pode ser preparado com diversos tipos de carnes, como músculo, contrafilé, costela, porco, cordeiro e peixe. A carne deve ser picada em pedaços pequenos ou médios e cozida lentamente em fogo baixo. O ragu também pode ser feito com cogumelos e vegetais. Ele é perfeito para acompanha massas e polentas. Os ragus mais famosos são molhos Napolitano, com diversos tipos de carne e servido com rigatoni ou fusilli com queijo parmesão, e o Bolonhesa com carne picada, desfiada ou moída cozida com tomates e servido fettuccine ou pappardelle. Não é um prato que deve ser feito por quem tem pressa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.