Ouça ao vivo

Reformas realocam atendimento de três unidades de saúde

As obras de reforma alteraram o atendimento em três unidades de saúde de Campinas. Os pacientes tiveram que procurar locais próximos em busca de remédios e vacinas. Muitos souberam da mudança diante dos portões fechados.

No Centro de Saúde Conceição, Rinaldo Signori recebeu do vigilante o panfleto que informava o endereço dos sete pontos para onde os serviços foram realocados. Ele precisou ir até o CS 31 de Março, a sete quarteirões de distância.

O prédio fica na Rua Antônio Pavin e acumulou a aplicação de vacinas e os procedimentos de enfermagem e de odontologia do Conceição. Juliana Brechó vai à unidade com frequência e não notou demora ou espera além do normal.

Já no CS São Quirino, a informação sobre a interdição estava em uma faixa afixada na entrada. O aposentado Armando Góes descobriu que teria que andar pelo menos seis quadras pela mesma avenida, mas não viu muito problema.

A alternativa para quem precisa de farmácia ou de vacinas é a Administração Regional 3, que fica na Rua Nuno Álvares Pereira, a poucos metros da Praça Arautos da Paz. No local, apesar da fila, os pacientes não relataram demora.

Também fechado para reforma, o CS Costa e Silva teve movimentação de moradores. No portão, um banner informava pelo menos seis endereços para os quais o atendimento foi encaminhado. A maioria na região do bairro Taquaral.

Questionada sobre um possível aumento da demanda e a divisão dos serviços, em unidades vizinhas, ARs e igrejas próximas, a Pasta de Saúde alegou que o atendimento não foi afetado e que as mudanças foram previamente planejadas.

Mas além das obras, previstas para serem entregues em até um ano, outra situação que afeta os usuários do sistema é a falta de reagentes para a realização de exames. O problema acontece, por exemplo, no CS Perseu Leite de Barros.

Prometido para ser resolvido até o início de junho pelo próprio secretário municipal de Saúde, Cármino de Souza, o panorama segue o mesmo. Conforme nota da assessoria de imprensa, a compra dos kits necessários está em licitação. Segundo o comunicado, “os exames para os casos de urgência e emergência, e para gestantes, pacientes com sonda ou com alguma outra queixa, estão mantidos”.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.