Ouça ao vivo

Secretário promete solucionar falta de reagentes em até 20 dias

Faltam reagentes e fitas para exames de urina nos centros de saúde de Campinas. A situação acontece, por exemplo, no CS São Vicente, que fica na Vila Formosa, região sul da cidade.

O problema é reconhecido pelo secretário municipal de Saúde, Cármino de Souza. Ele culpa dificuldades burocráticas e administrativas, mas promete uma solução até o início de junho. Além disso, nega que ocorra desassistência ou atraso nos casos de exames de urgência.

Outra reclamação recorrente de usuários e funcionários das unidades envolve as autoclaves. Os equipamentos são usados, por exemplo, para esterilizar materiais odontológicos.

Neste caso, a estimativa do secretário de Saúde é que até metade das máquinas esteja em reparo. Para resolver isso, Cármino alega que 35 novas autoclaves estão em processo de compra. Ele afirma que a renovação e a troca por equipamentos menores serão feitas todos os anos.

Atualmente, a Prefeitura de Campinas já cumpre um Termo de Ajuste de Conduta sobre as autoclaves. O TAC firmado junto ao Ministério Público do Trabalho estabelece uma série de prazos para a adequação.

As datas para o cumprimento do termo começaram em abril deste ano e seguem até agosto de 2019. Entre as obrigações definidas, está a atualização do livro de registro de vasos de pressão e bombas a vácuo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.