Ouça ao vivo

Vara de Violência contra a Mulher passa a funcionar em Campinas

Foi instalada na tarde desta quinta-feira na Cidade Judiciária, em Campinas, a Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A cidade possui atualmente cerca de 7 mil ações deste tipo em andamento, segundo o juiz titular da nova vara, Fábio Luis Bossler.

Ele diz que a estrutura física para o funcionamento está pronta para concentrar os processos atuais e ainda receber as novas demandas. Antes, os casos estavam distribuídos entre as seis varas criminais do Foro Central e as cinco varas cumulativas do Foro da Vila Mimosa.

A inauguração teve a participação do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. Segundo ele, o atendimento especializado segue a política implantada em outras comarcas do interior do Estado e da Capital Paulista. Além disso, leva em conta também o que ele define como “aumento expressivo” de processos de violência contra a mulher em Campinas.

Presente na solenidade que marcou a entrega do novo espaço, a vereadora Mariana Conti, do PSOL, comemorou a criação da vara. Para ela, os casos, já em alta, devem crescer ainda mais. Por isso propõe outras medidas. Entre elas, uma defensoria vocacionada.

No Estado de São Paulo, o número atual de varas especializadas chega agora a 14, além dos cinco Anexos de Violência Doméstica. No total, as unidades contam com mais de 126 mil processos do tipo em andamento, conforme os dados de março deste ano.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.