Ouça ao vivo

Bancada da Farmácia pede processo contra Hossri

Os vereadores de Campinas Ailton da Farmácia, do PSD, Jorge da Farmácia, do PSDB, e Rodrigo da Farmadic, do PP, protocolaram um pedido de abertura de processo por quebra de decoro parlamentar contra Nelson Hossri, do Podemos.

A chamada Bancada da Farmácia se sentiu ofendida por um discurso de Hossri no dia 13, quando chamou os estabelecimentos de “biqueiras legalizadas” ao criticar o uso recreativo da maconha e do canabidiol em tratamentos médicos.

Nesta segunda-feira, a polêmica seguiu causando repercussão. Durante uma das manifestações em Plenário, Rodrigo da Farmadic justificou o pedido de abertura de processo, já que considera a opinião desrespeitosa à categoria.

Além dele, outros membros da Casa se posicionaram contra o discurso. Mas também teve quem saiu em defesa de Nelson Hossri. Paulo Galtério, do PSB, alegou que a frase foi mal interpretada e que a expressão era uma metáfora.

O próprio político do Podemos foi à tribuna e pediu desculpas. De acordo com Hossri, a expressão não foi dirigida aos farmacêuticos, mas sim aos usuários, que poderiam encontrar nas drogas lícitas uma porta de entrada aos vícios.

A fala de Hossri também gerou reações fora do Legislativo. O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo ingressou com uma ação na Justiça contra o vereador. A entidade informou que também pediria direito de resposta em alguma sessão.

Enquanto isso, o requerimento sobre a quebra de decoro deve ser encaminhado à Corregedoria pelo presidente da Casa, Rafa Zimbaldi, do PSB. O corregedor é Jorge Schneider, do PTB, que deve decidir se abre ou não o procedimento.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.