Ouça ao vivo

Campinas tem 16 homicídios a cada 100 mil habitantes

Com 16,1 casos de mortes violentas a cada 100 mil habitantes, Campinas está entre as cidades mais violentas do País. O levantamento é do Atlas da Violência feito por pesquisadores do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O levantamento foi feito em 309 cidades com população superior a 100 mil habitantes. A média geral foi de 38,67 mortes violentas. Campinas está entre os 123 municípios que respondem por 50% dos homicídios no País.

Mas para o prefeito Jonas Donizette, do PSB, os números não são tão confiáveis quanto os da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Ainda assim, diz que faz investimentos e aposta em tecnologia no combate a violência.

O Chefe do Executivo justifica que a instalação de 40 câmeras da nova etapa do programa “Campinas Mais Segura” já está em andamento. Porém, não deu detalhes ou prazos. O novo software deve permitir o reconhecimento facial.

Questionada, a Secretaria Estadual de Segurança Pública disse que a comparação das estatísticas da pasta com os dados que integram o Atlas “não são corretas”, pois os “levantamentos têm finalidades e metodologias distintas”.

O Atlas foi feito com base nos números do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde de 2016 e mostram ainda que sete municípios da região aparecem entre as 50 com menor índice de homicídios.

Além de Piracicaba, com 12,4, estão na lista ainda seis integrantes da RMC: Santa Bárbara d’Oeste com 12, Americana com 10,8, Mogi Guaçu com 8,8, Valinhos e Limeira, ambas com 7,4, e ainda Indaiatuba, com 7,2.

Queimados, no centro-sul do Rio de Janeiro, é a cidade com o pior índice. São 134,9 mortes violentas a cada 100 mil habitantes. Já Brusque, no leste de Santa Catarina, é o município com menor taxa de homicídios do País: 4,8.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.