Ouça ao vivo

Campinas tem semana de conscientização sobre escoliose

Final de junho é período para conscientizar sobre a escoliose, que é um desvio de coluna progressivo, sem causa aparente que pode levar até a uma intervenção cirúrgica e possível perda de mobilidade.

Em Campinas, desde o ano passado, a última semana do mês é usada para levar informações, diante de uma lei aprovada pelo legislativo.

Ana Carolina Alecrim Benzoni é mãe da Heloísa de 7 anos. Aos 4, sinais chamaram atenção e a pouca informação que ela tinha sobre a doença fez a criança ter uma evolução rápida no quadro.
Em mais de 80% dos casos de escoliose, a causa é desconhecida, sendo os principais fatores, déficit do controle da postura pelo sistema nervoso central, hormônio de crescimento e genética.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que a escoliose atinge entre 2 e 4% da população, o que significa mais de 6 milhões de brasileiros, em especial adolescentes do sexo feminino.

O grande problema é que a maioria desconhece isso, como aconteceu com a mãe de Heloísa.

O fisioterapeuta, Rodrigo Andrade, ressalta a importância da conscientização, prevenção e diagnóstico precoce.

A lei que instituiu a Semana de Conscientização da Esclerose é de autoria do vereador Rafa Zimbaldi que ressalta o atraso do Brasil em relação à discussão da doença.

Dentro da semana de conscientização, no dia 28 o fisioterapeuta Rodrigo Andrade dará uma palestra sobre a escoliose no plenário da Câmara. Prédios públicos da cidade também recebem iluminação verde que é cor usada internacionalmente nas campanhas de alerta sobre o desvio de coluna.

Mais detalhes sobre a doença no www.escoliosebrasil.com.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.