Ouça ao vivo

Capeletti in Brodo

Nesses dias frios sempre pensamos em comidas quentes e aconchegantes. Hoje vou falar sobre uma sopa italiana tradicional da região serrana do Rio Grande do Sul… o Capeletti in Brodo.

O Capeletti nasceu no norte da Itália no século 12 como uma evolução do Raviolli. Nessa época o Raviolli era uma massa muito popular e costumava ser recheada tanto com carne como com queijo. Para evitar a confusão dos recheios, foi criada uma massa com formato diferente… um pastelzinho em meia lua com as pontas unificadas. Esse novo formato recebeu o nome de Capelleti, que significa “chapeuzinhos”. Isso por que se assemelhava ao chapéu medieval conhecido como Capello. Sendo assim, ficou estabelecido que o Raviolli deveria ser recheado com queijo e o Capeletti com carne. Brodo significa caldo em italiano. O Capeletti in Brodo é uma saborosa sopa de Capelletis cozidos em um rico caldo de galinha. Anote essa dica, uma colher de sopa de vinho branco seco no fundo do prato, antes de servir a sopa, acentua tanto o aroma quanto o sabor da mesma. Se beber, não dirija.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.