Ouça ao vivo

Exames de urina seguem em falta em unidades de Campinas

Os exames de urina seguem em falta nos centros de saúde de Campinas. Quem procura o serviço nas unidades é informado pelos atendentes que a situação é a mesma por toda a cidade. Segundo os funcionários, o problema é no laboratório.

O panorama é percebido nos bairros há pelo menos um mês. Em meados de maio, a explicação dada pelo próprio secretário de Saúde, Cármino de Souza, era que pendências burocráticas emperravam a compra de fitas e reagentes.

Na ocasião, além de reconhecer as dificuldades administrativas, o responsável pela Pasta estipulou um prazo de até 20 dias para que uma solução fosse apresentada e negou desassistência ou atraso em casos de maior urgência.

Mas o mês de junho começou e até o momento nada parece ter mudado. O CS São Vicente, na Vila Formosa, foi um dos primeiros a registrar reclamações dos usuários, que continuam sendo informados sobre a falta de coleta de urina.

No balcão, uma das agentes também informou à reportagem que nem todos os exames de sangue são realizados. Neste caso, porém, não especificou o motivo do problema. Entre os pacientes do local, todos pareciam conhecer o problema.

No CS União dos Bairros, no Conjunto Habitacional Vida Nova, na região do Aeroporto Internacional de Viracopos, o panorama é o mesmo. Por lá, para piorar, Elina Aparecida relata paciência para conseguir passar por consultas.

A Secretaria de Saúde informou que “todo o agendamento de consultas no CS União dos Bairros é feito por meio de classificação de risco”. Com isso, são priorizados os casos mais graves, que muitas vezes são atendidos no mesmo dia.

Já os doentes crônicos, segundo a Pasta, são acompanhados pela enfermagem e a consulta médica garantida em caso de necessidade. As consultas de rotina têm uma espera média de 30 dias. A unidade faz cerca de 600 atendimentos diários.

Sobre os exames de urina, alega que foram comprados kits para quem precisa do tipo 1, como gestantes e pacientes com sonda, e diz que a quantidade é suficiente para suprir a demanda até a conclusão do o processo administrativo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.