Ouça ao vivo

Frete tabelado derruba confiança dos supermercados paulistas

A expectativa para as vendas futuras está em baixa entre os supermercados paulistas. O pessimismo é causado pelos desdobramentos da greve dos caminhoneiros. O tabelamento do frete é um dos fatores de preocupação.

Segundo a pesquisa de confiança, feita pela Associação Paulista de Supermercados em junho, 22% dos empresários se disseram otimistas com o cenário econômico geral do País. A queda em relação a maio foi de 16%.

Se levada em conta somente a percepção atual com as vendas, o resultado é de 0%. Para piorar, o economista da Apas, Thiago Berka, lembra que as projeções do setor para novas contratações nos próximos meses também são nulas.

Ainda de acordo com ele, a paralisação que afetou o abastecimento em todo o Brasil durante o mês de maio causou uma série de prejuízos e freou o bom momento das vendas em São Paulo, porque 2018 apresentava bons sinais.

Devido aos resultados ruins em 2015 e 2016 e da ligeira melhora em 2017, a espera por números positivos neste ano não deve se confirmar de fato. O pessimismo, portanto, deve seguir até novembro e só se reverter no Natal.

A pesquisa também coloca a confiança atual com o Governo Federal em 8%. Já a percepção para o futuro chegou a zero. Isso porque no entendimento dos empresários o tabelamento do frete prejudicou os supermercados do País.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.