Ouça ao vivo

Jiló

Hoje vou falar sobre um ingrediente que faz muita gente torcer o nariz… o jiló. Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, o jiló é um fruto e não um legume. Sua origem seu deu África e sua chegada no Brasil aconteceu através dos escravos.

Das senzalas para os botecos. O jiló está presente nos cardápios de diversos botecos famosos dos estados de Minas Gerias, São Paulo e Rio de Janeiro. O jiló e boteco tem tudo a ver. Seu sabor marcante cria contraste com as frituras e as suas propriedades de estimulante do metabolismo hepático e regulador digestivo aliviam os efeitos da ressaca. Ao contrário da maioria dos frutos, o jiló deve ser consumido verde. O seu amargor se intensifica ao amadurecer e o fruto se torna impróprio para consumo. O jiló bom para o consumo deve ser liso, brilhante, firme, sem machucados e verde por igual. Cuidado com manchas amarelas, pois elas indicam que o fruto já amadureceu. O Jiló é rico em Vitamina C, mas toda a vitamina se perde ao passar por aquecimento. Um pena, pois a grande maioria dos pratos com jiló passam por esse processo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.