Ouça ao vivo

Moradores de rua esperam por refeitório no centro de Campinas

O local planejado para abrigar um refeitório e banheiros ainda não está pronto e gera expectativa entre as pessoas em situação de rua no centro de Campinas. O projeto é visto como solução para dois problemas: alimentação e higiene. Na Rua Doutor Costa Aguiar, ao lado da Catedral Metropolitana, entre os 10 moradores de rua com colchões e cobertores estendidos nos dois lados do calçadão, três conversaram com a reportagem e confirmaram a situação.

Um deles autorizou a gravação. Rogério Ribeiro da Silva vive há 20 anos sob as marquises da região central. Lutando contra a dependência química, diz conhecer de perto a realidade dessa população, que tem várias necessidades. Na opinião dele, os espaços existentes atualmente são pequenos e não comportam toda a demanda da cidade. Sem alternativa em algumas noites, dorme com fome e precisa esperar por uma oportunidade para tomar banho.

O projeto foi anunciado no dia 14 de maio pela Prefeitura. A previsão na ocasião era de que a construção seria concluída até julho e envolveria um refeitório com capacidade para 100 pessoas e ainda a instalação de banheiros com chuveiros. O objetivo é oferecer infraestrutura para a reinserção no mercado de trabalho e na sociedade e ainda minimizar impactos nos gastos com a limpeza pública diária, por exemplo, já que a presença é maciça em alguns pontos do município.

O atendimento será coordenado pela Secretaria de Assistência Social e mantido pela Associação Comercial e Industrial, responsável por 20 mil reais mensais. O montante deve vir da iniciativa privada e também de organizações sociais. O espaço foi cedido pela Igreja Metodista da cidade e fica no cruzamento das ruas José Paulino e Ferreira Penteado, onde não há qualquer vestígio de obra em andamento. Questionado, o Executivo diz que ainda está dentro do prazo.

Através da assessoria de imprensa, a Administração Municipal não deu detalhes sobre os trabalhos de adequação que devem ser feitos na área disponibilizada pela Igreja. Já a Acic diz que aguarda esse plano para fazer o investimento.

Enquanto isso não acontece, os agentes da Pasta de Assistência Social seguem com as abordagens nas ruas. Além disso, segundo a Prefeitura, o serviço de limpeza no entorno da Catedral Metropolitana também é mantido. Recentemente, o horário para abordagem foi ampliado por conta da Operação Inverno. O trabalho vai das 8h a meia-noite de segunda a sexta e das 18h a meia-noite aos sábados e domingos. Cobertores são distribuídos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.