Para pesquisador da Unicamp, associar Copa do Mundo à política, cultura e tecnologia é inevitável

A Copa do Mundo é um evento que gera engajamento global e associar o mundial de futebol à política, cultura, ciência e tecnologia se torna inevitável. O professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, Peter Shulz, lembra que o número de países que transmitem a Copa é maior do que os que participam da ONU. Shulz comenta um dos temas que reflete essa comoção mundial, com o anúncio da demissão do técnico espanhol, Julen Lopetegui, às vésperas da Copa, fato considerado como uma traição para os espanhóis.

Para Peter Shulz, a Copa passa a ser vista como algo global na edição de 1966, por causa da transmissão via satélite. No caso da política, por mais que muitos considerem que o tema tenha caído em descrédito, não dá para dissociar esse tema da Copa do Mundo. No Mundial de 1998, por exemplo, num jogo entre Estados Unidos e Irã, em pleno clima de guerra, houve a contrapartida dos jogadores, quando uma seleção ofereceu flores à outra.

Um ato simbólico, que, na análise de Shulz, deveria se refletir na esfera das negociações entre os dois países. Na área da cultura, o professor considera a Copa de 1938 a mais antiga por memória construída, por ter sido pano de fundo do livro “O crime do restaurante chinês”, de Boris Fausto.

A próxima, na análise de Shulz, aparece em um filme em vez de livro, quando a Copa de 1954 foi pano de fundo de “O casamento de Maria Braun”. No filme de Fassbinder, a Copa da Suíça se anuncia pelas transmissões radiofônicas dos jogos. De lá pra cá, o avanço tecnológico permite hoje acompanhar os jogos até por um telefone celular.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Atleta de ginástica acrobática de Piracicaba passa por cirurgia após acidente no DF

Interdição na Avenida Tarsila do Amaral começa nesta segunda-feira em Hortolândia

Mudanças no antigo Hospital de Amor começam nesta segunda-feira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.