Ouça ao vivo

Quedas de balão diminuem quase 50% em Viracopos

Foto: Ricardo Lima

As quedas de balões no aeroporto internacional de Viracopos tiveram uma redução de quase 50% neste 1° semestre de 2017, no comparativo com mesmo período do ano passado.

Desde 2003, o aeroporto de Campinas faz uma campanha contra essa prática.

Com a redução de 17 quedas entre janeiro e junho de 2017, para nove nos meses de 2018, Rosa Maria Brollo Fernandes, gerente Segurança Operacional do terminal, traz uma avaliação positiva da ação que é voltada à conscientização das crianças.

O número de avistamentos de balões também caiu de 28 para sete casos.

Além das palestras para crianças de seis a dez anos, há visita ao aeroporto no mês de junho, com teatro sobre os riscos e visita a pontos estratégicos para chamar atenção. O mês é escolhido diante das festas juninas e neste ano, até pela Copa, quando aumenta a incidência da soltura de balões.

Aliás, Rosa Maria Brollo Fernandes aproveita para destacar o quanto um balão pode ser perigosos. Tanto em solo com impacto nas operações, como no ar, podendo até derrubar aeronave. Neste ano, o aeroporto já teve que fechar a pista por conta de balão.

A campanha de conscientização de Viracopos nas escolas teve ampliação e atinge 2800 crianças principalmente no entorno do terminal. Além de Campinas, passa também a conscientizar em cidades vizinhas como Monte Mor e Indaiatuba.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.