Ouça ao vivo

Queda de temperatura aumenta casos de infarto e AVC

A queda da temperatura no inverno pode desencadear momentos em que há uma diminuição da circulação sanguínea ao músculo cardíaco, ocasionando angina, infarto agudo do miocárdio ou um Acidente Vascular Cerebral. Segundo a Associação Americana do Coração, o inverno aumenta de 20% a 25% a incidência de doenças cardiovasculares. Os riscos crescem em especial para pessoas que já apresentam alguma predisposição e para aquelas que sofrem de problemas do coração.

Isso ocorre porque as reações do organismo em baixas temperaturas sobrecarregam o sistema cardiovascular, que precisa trabalhar mais no frio para manter o equilíbrio térmico. Essas reações incluem espasmos dos vasos sanguíneos, respiração superficial pela boca e aumento da frequência cardíaca. Além disso, no inverno, as pessoas tendem a beber menos água, o que deixa o sangue mais viscoso, dificultando a circulação. O médico cardiologista e intervencionista, Sílvio Gioppato, afirmou que os riscos aumentam quando a temperatura fica abaixo dos 15 graus. Segundo ele, todas as pessoas ficam mais fragilizadas durante este período.

Entre os idosos, os perigos são ainda maiores. Nas doenças cardíacas, o frio pode agravar os sintomas da angina de peito, aumentar a tensão arterial e o risco de o idoso ter um acidente cardiovascular. Em dias mais frios, é recomendável que as pessoas protejam as extremidades do corpo, como pés, mãos e cabeça, que são pontos por onde se perde mais calor.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.