Ouça ao vivo

Obra em túnel da Vila Industrial termina, mas passagem permanece fechada

O túnel de pedestres da Vila Industrial, principal acesso para o centro de Campinas era para ter sido reaberto no começo de abril, mas chegamos ao final de junho e ainda nada da entrega da reforma.

No dia 06 de março, a prefeitura interditou o local que liga as ruas Lidgerwood e Antônio Manuel para melhorar as condições do espaço e tinha dado o prazo para término de 30 dias.

Passaram-se cerca de 100 dias e túnel continua fechado. Nesse período, uma alternativa era ir pela entrada de veículos do estacionamento, na Rua Francisco Teodoro, que sai na Estação Cultura, cruzar a linha férrea e sair pela própria estação. Esse espaço chegou a ser fechado por ordem do Ministério Público diante da constatação de insegurança, já que o local tem movimento intenso de caminhões da prefeitura, principalmente no horário de pico, pela manhã, além da passagem de trem.

Nesta segunda-feira, 25 de junho, estivemos no local e Rogério Peria estava aproveitando esse acesso, que foi reaberto, mesmo sabendo dos riscos. Isso porque, se não for por ali, a opção é subir o Viaduto Cury, num percurso que aumenta em cerca de 1 quilômetro.

A caminhada de Lourdes Lemes foi bem maior nesses meses de reforma. O acesso pela Estação Cultura só foi reaberto recentemente.

A reforma no túnel de pedestres era uma esperança para quem usava o espaço que tem cerca de 200 metros. Além de degradado, os relatos de insegurança.

Em nota a prefeitura de Campinas disse que as obras do túnel já foram concluídas, com recuperação do piso e da alvenaria, pintura, lixamento, aplicação de resina e reforço da iluminação.

Sobre a reabertura do espaço, diz que está sendo planejada para breve, já que estão sendo discutidas medidas que possam evitar o vandalismo do espaço,  que vinha ocorrendo constantemente.

Finaliza dizendo que é importante as pessoas respeitarem o espaço público, neste caso um patrimônio histórico tombado pelo Condepacc junto com o complexo ferroviário da região central.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.