Ouça ao vivo

Vereadores sobem tom na penúltima sessão da Câmara de Campinas

Foto: Divulgação/CMC

Os ânimos estão exaltados na Câmara de Campinas. Tudo por causa de mais um projeto da oposição, que prefere ser chamada de independente, e foi rejeitado pela base do governo Jonas Donizette, do PSB.

A proposta do vereador Marcelo Silva, do PSD, quer obrigar a instalação de avisos e dispositivos de segurança em escadas rolantes. O parecer da Comissão de Constituição e Legalidade era de que não havia qualquer impedimento legal para ele fosse debatido no Legislativo. Mas a maioria dos vereadores não entendeu assim, e na primeira votação, declarou que o projeto é irregular e que parlamentares do município não têm direito de discutir o assunto.

A situação provocou a ira do vereador Marcelo Silva, que se declara independente, mas faz oposição ao governo municipal. Ele colocou na conta desse posicionamento a reprovação do projeto.

A Câmara vota duas vezes um projeto. No primeiro, como no caso dessa proposta, a legalidade, se a matéria é um assunto legislativo. Depois de passada essa fase, vem a votação do mérito.

Uma situação semelhante acontece com o vereador Tenente Santini, também do PSD, também Independente, mas que de fato faz oposição. Ele também teve projeto barrado já na primeira votação. Quando isso acontece a proposta só pode voltar ao plenário após um ano.

Tenente Santini pediu para falar e, assim como Marcelo Silva, atacou, só que de forma muito mais veemente, o líder de governo Jonas na Câmara, Marcos Bernardelli, do PSDB.

O vereador Jorge Schneider, do PTB, foi citado e reagiu, apesar não ter sequer votado. Ele saiu do plenário na hora da votação, garantiu que ninguém manda nele e enviou um recado para Santini.

O líder de governo, Marcos Bernardelli, decidiu usar a tribuna e explicar o encaminhamento para a reprovação. O vereador disse que já há outros projetos anteriormente aprovados que explicitam as regras de segurança em elevadores e escadas rolantes. Para ele, não cabe uma nova lei e sim uma emenda nos já existentes para obrigar a instalação de avisos e travas de segurança. Bernardelli aproveitou para ironizar.

Também do PSDB, o vereador Gilberto Vermelho pediu a palavra ao líder de governo para dar uma dica ao parlamentar independente, como se auto-declara, Marcelo Silva.

As discussões aconteceram no plenário da Câmara de Campinas na noite desta segunda-feira. Logo após a votação, o presidente do legislativo, Rafa Zimbaldi, do PSB, pediu para se ausentar e deixou o comando da mesa. Foi a penúltima reunião ordinária. A última do semestre será nesta quarta e às 9h30 da manhã, para que os vereadores possam ver o jogo do Brasil na Copa do Mundo, à tarde.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.