Ouça ao vivo

A Construção de um som universal

A musica instrumental brasileira  escreveu um belo capítulo na sua história em 1967 com o lançamento  do primeiro e único  LP  do conjunto Quarteto Novo. Um projeto que trouxe uma interpretação inventiva deixando de lado antigas fórmulas da musica regional bem como  o rompimento  com  o padrão do samba jazz .   Como resultado  construiu  uma sonoridade moderna e acima de tudo brasileira.  Através  de  um  esmerado  trabalho  de pesquisa Heraldo do Monte, Théo de Barros, Airto Moreira e Hermeto Pascoal criaram  uma ambientação  da cultura brasileira com um sotaque nordestino . Mas  o grupo  não  propôs um simples  resgate  de antigos mestres, a proposta era estruturar algo autoral e que fosse mais contemporâneo e até com aspectos de uma música universal.

Geraldo Vandré foi o responsável  em  formar  o  grupo  para acompanha-lo  nos  Festivais de música na década de 60.  O quarteto Novo também assumia  compromissos  de tocar  nos  desfiles  de moda que misturavam teatro, música, dança e artes visuais  que eram organizados  pelo publicitário italiano Lívio Rangan   para  difundir  no  Brasil   os  tecidos sintéticos da fábrica  Rohdia . Geraldo Vandré   como   tutor   manteve  durante  um  ano  todos os membros do grupo para que eles se   dedicassem  exclusivamente  a  produção dessa álbum . Vandré   que  inclusive   conquistou muito  prestígio  através  de  canções emblemáticas como:  Disparada com a marcante interpretação de Jair Rodrigues   e  Pra não dizer que não falei das flores,  hino  de protesto  contra o regime  militar e também a  desigualdade social brasileira.

Em sua primeira edição o lp Quarteto Novo trouxe 08  faixas com  temas instrumentais . E entre elas  uma releitura da música Algodão de Luiz Gonzaga e Zé Dantas . Na mesma época foi lançando uma outra versão importada   com  02   faixas  bônus que traziam  as músicas Ponteio de Edu Lobo e Capinam   e O Cantador de Dory Caymmi e Nelson Mota. Em 1968 o Quarteto Novo  acompanhou   Edu Lobo em  shows  internacionais  e  no  ano seguinte   se desfez . O  sucesso dessa produção  trouxe uma  ascensão  imediata  para o baterista e percussionista  Airto  Moreira que foi viver nos Estados Unidos para acompanhar a sua  futura esposa a cantora Flora Purim que já se dedicava no o universo do jazz.

 

Contra Capa

Já o  multi-instrumenta  Hermeto Pascoal também ganhou projeção com  trabalhos criativos e até de vanguarda dentro da musica instrumental.  A  convite  de Airto  Moreira fez parte das gravações  de um LP com Miles Davis.  O talento de Hermeto   passou a chamar  atenção pela sua percepção de extrair sons de objetos inusitados como chaleiras, caixas de papelão e bacias com água. Mais distantes dos holofotes  Théo de Barros se manteve como produtor cultural  e Heraldo do Monte se tornou uma  referência  como guitarrista e violonista.

Acompanhe esta edição !

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.