A musica instrumental brasileira escreveu um belo capítulo na sua história em 1967 com o lançamento do primeiro e único LP do conjunto Quarteto Novo. Um projeto que trouxe uma interpretação inventiva deixando de lado antigas fórmulas da musica regional bem como o rompimento com o padrão do samba jazz . Como resultado construiu uma sonoridade moderna e acima de tudo brasileira. Através de um esmerado trabalho de pesquisa Heraldo do Monte, Théo de Barros, Airto Moreira e Hermeto Pascoal criaram uma ambientação da cultura brasileira com um sotaque nordestino . Mas o grupo não propôs um simples resgate de antigos mestres, a proposta era estruturar algo autoral e que fosse mais contemporâneo e até com aspectos de uma música universal.
Geraldo Vandré foi o responsável em formar o grupo para acompanha-lo nos Festivais de música na década de 60. O quarteto Novo também assumia compromissos de tocar nos desfiles de moda que misturavam teatro, música, dança e artes visuais que eram organizados pelo publicitário italiano Lívio Rangan para difundir no Brasil os tecidos sintéticos da fábrica Rohdia . Geraldo Vandré como tutor manteve durante um ano todos os membros do grupo para que eles se dedicassem exclusivamente a produção dessa álbum . Vandré que inclusive conquistou muito prestígio através de canções emblemáticas como: Disparada com a marcante interpretação de Jair Rodrigues e Pra não dizer que não falei das flores, hino de protesto contra o regime militar e também a desigualdade social brasileira.
Em sua primeira edição o lp Quarteto Novo trouxe 08 faixas com temas instrumentais . E entre elas uma releitura da música Algodão de Luiz Gonzaga e Zé Dantas . Na mesma época foi lançando uma outra versão importada com 02 faixas bônus que traziam as músicas Ponteio de Edu Lobo e Capinam e O Cantador de Dory Caymmi e Nelson Mota. Em 1968 o Quarteto Novo acompanhou Edu Lobo em shows internacionais e no ano seguinte se desfez . O sucesso dessa produção trouxe uma ascensão imediata para o baterista e percussionista Airto Moreira que foi viver nos Estados Unidos para acompanhar a sua futura esposa a cantora Flora Purim que já se dedicava no o universo do jazz.
Já o multi-instrumenta Hermeto Pascoal também ganhou projeção com trabalhos criativos e até de vanguarda dentro da musica instrumental. A convite de Airto Moreira fez parte das gravações de um LP com Miles Davis. O talento de Hermeto passou a chamar atenção pela sua percepção de extrair sons de objetos inusitados como chaleiras, caixas de papelão e bacias com água. Mais distantes dos holofotes Théo de Barros se manteve como produtor cultural e Heraldo do Monte se tornou uma referência como guitarrista e violonista.
Acompanhe esta edição !
entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi