Ouça ao vivo

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

(Foto: Divulgação)

A Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira, 20, na rede municipal de saúde de Campinas. Até a última quarta-feira, 84,4% do público havia sido imunizado. A meta é chegar a 90%.

A Coordenadora do programa de imunização de Campinas, Gabriela Marchesi, comenta os números. “Campinas tá um pouquinho ainda abaixo, está em torno de 84%, então estamos encerrando a campanha hoje um pouquinho abaixo da meta. Lembrando que em alguns grupos conseguimos atingir a meta de 90%”

A baixa adesão de dois públicos trouxe preocupação à Secretaria de Saúde. As grávidas, com 64,2%, e as crianças, com 68,6%, estão bem abaixo da meta. Gabriela considera que isso ocorre devido ao medo gerado por informações erradas e boatos.

O advogado Gilberto Prado tomou a vacina na manhã desta sexta-feira. Para ele, independente de qualquer opinião sobre o assunto, na dúvida, é melhor buscar a imunização. “Por uma questão de precaução, não custa tomar, afinal de contas, a gente tem de estar prevenido, principalmente na terceira idade. Nunca senti reação (à vacina), independente de ser favorável ou não, não custa vacinar, até porque é de graça”.

A chef de cozinha Dilva Pereira também foi vacinada nesta sexta-feira. Ela conta por que buscou a imunização somente no último dia da campanha. “Eu não sabia que a vacina estava liberada para todos, fiquei sabendo ontem, então resolvi vir tomar hoje”. A vacina contra a gripe protege contra três tipos de Influenza: H1n1, H3n2, tipo B. Em alguns casos eles podem levar à morte.

Os 64 centros de saúde da cidade seguem aplicando a vacina até o final da tarde desta sexta-feira. Depois, eles não irão mais disponibilizar doses da vacina.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.