Ouça ao vivo

A Máquina do Rock Progressivo

A exceção da artistas como:  Secos e Molhados, Mutantes e Raul Seixas. O cenário do rock brasileiro nos anos 70 foi totalmente underground. E entre os  nomes dessa geração destacamos o som da  banda Casa das Máquinas. Em 1972 com o desmembramento do conjunto Os Incríveis. O guitarrista José Aroldo Binda, o Aroldo  e o baterista Luiz Franco Tomaz, o Netinho. Partem para um novo projeto. Eles  buscavam fazer um trabalho mais artístico e menos comercial E em 74 lançam o primeiro Lp intitulado Casa das Máquinas com forte influencia do  hard Rock.  Nos anos 70 o instrumento que mais ganhou projeção foi o sintetizador . E com a entrada do excelente tecladista Mario Testoni Jr , as mudanças foram inevitáveis. A partir de então  a  sonoridade do Casa das Máquinas  foi em direção ao  rock progressivo.  Eles foram um dos pioneiros no Brasil em usar equipamentos de áudio de ponta. Outro fato que ajudou a deixar o som mais consistente,  está relacionada ao baterista Marinho que assumiu  a responsabilidade das baquetas junto ao irmão Netinho, é isso mesmo !! a banda passou a ter  dois bateristas.

 

Consolidação dentro  do rock nacional

 

O  jovem compositor  Catalau que iria formar alguns anos depois o grupo Golpe de Estado foi convidado para dar qualidade as letras. E participou  dos  projetos seguintes :  Lar de Maravilhas e Casa de Rock. O lado mais excêntrico  do Casa das Máquinas, foi uma marca registrada do extravagante vocalista Símbas. Que participou do terceiro lp do grupo. Nos shows era impossível não perceber a sua  voz poderosa e aparência andrógena.

 

Em função do surgimento da disco music além de uma  nova necessidade do mercado fonográfico em apostar em artistas mais comerciais e menos conceituais. O grupo perdeu muito espaço e terminou em 78.  Mas como nem  tudo está perdido., em 2008  eles tocaram no Psicodália, um dos maiores festivais de música do sul do Pais. Já com baixista Andria Busíc do Dr Sin nos vocais .  E lançaram o cd  Ensaios 2007,  uma  releitura de antigos  sucessos .

 

Formação mais recente segundo informação do site:

Mario Tomaz – bateria

Mario Testoni – teclados

João Luiz ” Voice ” – vocal

Marcello Schevano – guitarra

Fábio César – baixo

 

Acompanhe esta edição

 

Entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.