Ouça ao vivo

Caviar

“Você sabe o que é caviar? Nunca vi, nem comi, eu só ouço falar” Esse trecho da música de Zeca Pagodinho é verdadeiro para a grande maioria da população. Hoje vou falar sobre um dos alimentos mais caros do mundo… o Caviar.

Caviar são ovas de peixes não fecundadas e salgadas. As ovas do verdadeiro caviar vem do Esturjão, um peixe que surgiu na época dos dinossauros entre 50-200 milhões de anos atrás. Existem 27 espécies de esturjão, porem podemos consumir as ovas somente de 4 delas. O melhor e mais caro caviar vem do Esturjão Beluga do Mar Cáspio. As ovas dessa espécie podem alcançar o valor de 12.000€ o quilo. O verdadeiro caviar deve ter um odor neutro e não ácido. Quando ingerido, ele deve estourar e se dissolver rapidamente. O nome Caviar vem do Persa “khayak” que significa ovo. Os persas são creditados como os primeiros produtores e consumidores de caviar (até pela própria palavra ter origem persa), mas foram os russos os primeiros a desenvolver essa arte a parir da conversão ao cristianismo no ano de 988. Na Pérsia islâmica não se consumia esturjão, pois era considerado um animal impuro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.