Ouça ao vivo

Com vacinação abaixo da meta, DEVISA alerta para possível risco de sarampo em Campinas

(Foto: Divulgação)

Com a baixa adesão nacional da vacina contra a gripe, o Ministério da Saúde precisou relançar a campanha de vacinação nesta sábado. É imprescindível que o público-alvo seja imunizado anualmente, já que o vírus da influenza sofre mutações.

Em determinadas cidades do Estado de São Paulo, além da vacina anti-gripal, também foi retomada a vacinação contra o Sarampo.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea Von Zuben, afirma que a cidade de Campinas está passível a um surto de sarampo, uma vez que a cobertura vacinal da cidade está abaixo da meta de 95%.

Ela destaca que os surtos nos estados afetados se devem à entrada de crianças estrangeiras infectadas pelo vírus.

Andrea ressalta a importância de que seja feito um intervalo entre as vacinas virais, como a da febre amarela, gripe e sarampo, caso não sejam aplicadas no mesmo dia.

Segundo a diretora, para o grupo vacinal até 29 anos de idade são necessárias duas doses, e para pessoas de 30 a 58 anos, apenas uma aplicação já é suficiente.

O sarampo é transmitido através da tosse ou espirros de uma pessoa infectada, já que o vírus se desenvolve com rapidez no nariz e na garganta, e então liberado na saliva. Quem já teve a doença não precisa tomar a vacina.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.