Ouça ao vivo

Diminui procura pela vacina contra a febre amarela em Campinas

(Foto: Divulgação)

A procura pela vacina contra a febre amarela caiu consideravelmente em Campinas nos últimos meses. A reportagem da CBN visitou centros de saúde da cidade nesta semana, e em todos ouviu o mesmo relato dos profissionais que trabalham nos locais: a procura caiu muito nos últimos meses.

Se no inicio do ano longas filas se formavam em busca da vacina, inclusive com pessoas vindas de outras cidades, atualmente a procura é baixa. A Diretora do Departamento Vigilância em Saúde, Andréa Von Zuben, confirma a queda na procura, e atribui isso ao sucesso da vacinação na cidade. Segundo ela, a queda não tem relação com o fato de outras doenças, como gripe e sarampo, esterem em maior evidência no momento.

Nos postos de saúde muitos dos que buscavam vacinas já haviam sido sido imunizados contra a febre amarela, como o porteiro Nelson Antonieti, que foi ao Centro de Saúde do Centro para tomar várias vacinas, mas não a contra febre amarela. A cozinheira Priscila dos Santos levou a filha para ser vacinada contra a gripe no CS do Parque da Figueira. A menina já havia sido vacinada contra a febre amarela.

Campinas registrou entre 2017 e 2018 somente um caso de febre amarela autóctone, ou seja, contraído no município. Já o estado de São Paulo segue registrando novos casos. Entre 7 de maio e 2 de julho foram confirmados 52 casos, sendo que 22 resultaram em morte, segundo os boletins divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde.

A vacina contra a febre amarela segue disponível nos Centros de Saúde da cidade. Os dias em que a vacina é disponibilizada, e a necessidade ou não de agendamento, dependerá de cada centro de saúde. Mais informações podem ser obtidas no centro de saúde de sua região, ou no site saude.campinas.sp.gov.br. Para estar imunizado basta ter sido vacinado com a dose completa da vacina contra a febre amarela uma vez na vida.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.