Ouça ao vivo

Falta de identificação de pontos de ônibus traz dificuldades aos usuários no Centro de Campinas

Informação consta em um poste, mas de forma improvisada (Foto: Guilherme Pierangeli)

Os usuários do transporte público de Campinas que necessitam embarcar na rua Doutor Ricardo, no Centro da cidade, precisam ficar muito atentos. A rua tem grande fluxo de pedestres, pois fica na saída do Terminal Metropolitano Magalhães Teixeira. Próximo à saída do terminal são realizados embarques em linhas algumas linhas municipais, principalmente as linhas verdes.

Porém, não há nenhuma placa identificando o local como ponto de parada de ônibus. Há somente uma folha sulfite fixada com fita adesiva sobre um poste informando quais linhas verdes atendem àquele ponto. Para piorar a situação, esta folha está em meio a diversos cartazes fixados no poste, ficando quase imperceptível.

A babá Cleide Bezerra afirma que geralmente embarca na rua, e já viu pessoas buscando orientação a respeito do embarque. A vendedora Luciane Silva embarca na rua Dr. Ricardo eventualmente, e disse que só sabia onde era o ponto de embarque do ônibus que ela iria utilizar, por ter efetuado consulta via internet.

A situação piora para quem necessita utilizar as linhas vermelhas 244 e 271, que recentemente tiveram o itinerário alterado, e passaram a trafegar pela Rua Doutor Ricardo, deixando de realizar embarques no trecho da Rua Dr. Mascarenhas entre a Rua Saldanha Marinho e a própria Doutor Ricardo.

Em um outro poste, cerca de 20 metros a frente em relação ao local em que são realizados os embarques das linhas verdes, há a mesma situação: uma folha de sulfite colada em um poste, em meio à vários cartazes, informando que ali é o ponto de embarque e desembarque das linhas 244 e 271.

Porém, durante quase uma hora em que nossa reportagem esteve no local, nenhum dos ônibus dessas linhas que passaram pela via pararam naquele ponto, mas sim, em outros locais da rua.

Para piorar a situação, ao consultar os itinerários das linhas 244 e 271 no site da Emdec, o usuário visualizará os os itinerários antigos, sem a rua Doutor Ricardo. Somente o aplicativo Cittamobi apresenta a informação correta sobre os itinerários das linhas.

Consultada, a Emdec não emitiu posicionamento até o fechamento da reportagem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.