Ouça ao vivo

Minestrone

Junto com o pão, a sopa é a mais antiga preparação gastronômica da humanidade. Todas as culturas do mundo tem sua versão desse prato. Hoje vou falar sobre uma receita muito saborosa que surgiu da necessidade de toda uma nação… o Minestrone.

Do italiano minestra, que significa sopa, acrescido do sufixo one, que significa grande, o minestrone é o sopão dos italianos. O minestrone é uma sopa espessa composta por uma grande variedade de legumes cortados e, quase sempre, arroz ou macarrão. Os ingredientes variam conforme disponibilidade e sazonalidade, mas os mais comuns são: tomates, feijões, cebolas, cenouras, aipo, toucinho, caldo de galinha e carne. Essa receita nasceu durante uma época muito difícil para o povo italiano, a Primeira Guerra Mundial. Durante o conflito armado, o governo fazia um racionamento da produção agrícola destinando 80% dos insumos para os soldados no front de guerra. Com muito pouco alimento para as suas famílias, as matriarcas italianas se reuniam nas praças da cidades para juntar o que tinham e preparar para todos uma grande sopa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.