Ouça ao vivo

Novo titular do Deinter 2, Ventura reconhece déficit de policiais

O novo delegado titular do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo do Interior 2, José Henrique Ventura, reconhece que a Polícia Civil da região sofre com a falta de profissionais. Ele diz esperar uma solução depois das eleições.

O problema foi motivo de um encontro realizado em julho pela Associação dos Delegados do Estado, que calcula que o déficit de pessoal na corporação chegue a 39%. Somente na área do Deinter 2, faltam 725 policiais e 43 delegados.

Para o novo responsável por 109 delegacias e cinco seccionais em 34 cidades, entre elas Campinas e Jundiaí, o governo do estado já está ciente da situação. Porém, acredita que novas medidas só devem acontecer após outubro deste ano.

Delegado da 2ª Seccional de Campinas desde agosto de 2016, José Henrique Ventura foi nomeado para o Deinter 2 para substituir Kleber Antônio Altale, que assumiu como delegado-geral adjunto, o segundo maior posto na Polícia Civil.

Acumulando o cargo que ocupava e o novo no departamento até que outro nome seja anunciado para a seccional, Ventura prevê que a nomeação aconteça em breve e descarta que o trabalho em Campinas fique enfraquecido enquanto isso.

Questionado sobre o que considera o maior desafio à frente da nova função, cita o roubo de cargas praticado ao longo das rodovias e também o furto de carros e alega que os casos de latrocínio e homicídios tiveram queda nos últimos anos.

Enquanto esteve no comando da 2ª Seccional de Campinas, instalada próximo à Avenida John Boyd Dunlop, Ventura acompanhou de perto a abertura da sede da 2ª Delegacia da Mulher, que funciona há quase dois anos no mesmo prédio.

Para o diretor do Deinter 2, o balanço ao longo desse período é positivo, já que a demanda de atendimento especializado foi distribuída em dois locais. Por outro lado, reconhece que ainda é necessária a implantação de um plantão 24 horas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.