Ouça ao vivo

STF vai definir se planos com coparticipação terão mudanças

Após a suspensão das mudanças nos planos de saúde em regime de coparticipação e franquia pela ministra Carmen Lúcia neste mês, a Resolução Normativa 433/18 da ANS será votada pelo Supremo Tribunal Federal.

O STF está em recesso e deve retomar as atividades no dia primeiro de agosto. A decisão da presidente será analisada pelo relator da ação, ministro Celso de Mello, antes de seguir para o plenário, onde será mantida ou derrubada.

Para o professor de Direito do Consumidor da Mackenzie Campinas, Bruno Boris, se o entendimento de que a Agência Nacional de Saúde não contrariou a lei federal prevalecer, os ministros devem aprovar a série de alterações.

A ministra Carmen Lúcia atendeu pedido de decisão liminar da Ordem dos Advogados do Brasil, que alega que a resolução “desfigurou o marco legal de proteção do consumidor” e só poderia ser editada através do Congresso.

Publicadas pela ANS no Diário Oficial da União de 28 de junho, as normas definem que os pacientes deverão pagar até 40% no caso de haver cobrança de coparticipação em cima do valor de cada procedimento médico realizado.

Mas o professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Bruno Boris, explica que a nova definição da agência estipula o percentual como limite, ao contrário da recomendação atual de 30%, mas que não define um teto específico.

Os planos de coparticipação são aqueles em que parte dos custos dos procedimentos é coberta pelo participante. Pela nova resolução, para uma consulta de R$ 500 reais, por exemplo, a operadora pode cobrar até R$ 150.

A mudança, porém, não atinge os contratos atuais e que já estão em andamento. As medidas têm um prazo de seis meses para vigorar. Portanto, caso sejam aprovadas, só vão valer para os contratos iniciados a partir do ano que vem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.