Ouça ao vivo

Varal Solidário oferece agasalhos e cobertores a pessoas em situação de rua, em Campinas

Foto: Stephanie Haidar

Uma iniciativa solidária vem aquecendo a vida de pessoas em situação de rua. A ideia partiu do pastor de uma igreja no bairro Vila Nova, em Campinas. Ele resolveu montar um varal solidário ao lado de fora do imóvel para que pessoas necessitadas possam escolher agasalhos e cobertores.

Antônio Carlos é colaborador da Igreja, e conta que a iniciativa tem dado certo. Ele estima que cerca de 50 peças já tenham sido retiradas por pessoas que estão nas ruas.

Seu Orlando separou algumas peças que estavam no armário e trouxe para colaborar com o varal solidário.

Quem quiser colaborar com o varal solidário pode levar agasalhos e cobertores na Rua Buarque de Macedo, número 537, em Campinas.

Uma campanha semelhante foi feita em Valinhos no ano passado, mas com alimentos. Uma geladeira comunitária foi instalada por um casal de comerciantes na Avenida Invernada, no bairro Nova Itália.

O eletrodoméstico foi disponibilizado para que qualquer pessoa doasse alimentos, e a população carente pudesse retirar.

A geladeira foi um sucesso, e por meses esteve abastecida à disposição de quem precisasse, chegando a arrecadar duas cestas básicas por dia. Mas um ano e alguns meses depois, a situação já é outra.

Segundo Thais Bomer, filha do casal que idealizou a geladeira comunitária, as doações registraram queda a partir da virada do ano, e tem ficado literalmente vazia.

Para doar alimentos, basta passar a qualquer hora do dia na Avenida Invernada, número 1713, em Valinhos, e depositar na geladeira.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.