Ouça ao vivo

A envolvente mistura de Lee Dorsey

Na década de 1960, músicos, produtores e arranjadores, estavam trabalhando na identidade sonora do soul, e um pouco depois, do funk. Mas enquanto esses gêneros ainda ganhavam elementos que facilitariam na hora de serem reconhecidos, alguns artistas resolveram pegar o rock daquele período,  que já havia  conquistado um espaço, e misturar com os novos sons. Esse é o caso do cantor Lee Dorsey.  A influência do soul e do funk na obra de Lee Dorsey está na linha do baixo, sempre em destaque, nos metais de sopro, como saxofone e trompete, e na guitarra com pequenos acordes marcando o ritmo.  Já o rock pode ser sentido no andamento da música, muito semelhante ao que era feito da década de 60.

Foi na lendária cidade de Nova Orleans que nasceu Lee Dorsey. E foi justamente nessa terra onde a música tem uma importância histórica que também   nasceu o compositor Allen Toussaint. Ele é autor, produtor e arranjador de quase tudo  o que foi gravada por Lee Dorsey.  Allen foi pianista e o instrumento pode ser ouvido em muitas de suas composições.

Lee Dorsey teve muita dificuldade em emplacar uma carreira artística. Depois de servir ao exército americano na segunda guerra mundial, ele voltou para Nova Orleans e se tronou lutador de boxe. Abandonou o esporte em 55 e abriu uma oficina mecânica. De dia trabalhava nos carros e à noite cantava nos bares.  Foi convidado por um produtor para gravar o primeiro compacto ainda no final dos anos 50, mas não conseguiu se destacar. Mesmo após o primeiro lp, isso 1961, Lee Dorsey passou um tempo esquecido, e só retornou o contato com a indústria fonográfica em 66, quando foi chamado por Allen Toussaint.

 

Lee Dorsey e Allen Toussaint

A parceria entre Lee Dorsey e Allen Toussanit ganhou ainda mais peso quando 4 jovens músicos, também de Nova Orleans, foram contratados para as gravações. É que mais tarde esse quarteto ficaria conhecido como The Meters,  um histórico grupo de funk admirado até por quem não tem ligação com o gênero.

Lee Dorsey aproveitou um sucesso moderado nos Estados Unidos no final dos anos 60, mas não resistiu às inovações que vieram junto com a década seguinte. Ele voltou ao trabalho de mecânico de automóveis e passou a se apresentar esporadicamente.  Ainda lançou mais um lp e teve um último bom momento em 1980 ao ser convidado para abrir os shows da turnê americana do grupo inglês de rock The Clash.

 

Som dançante antes da consolidação do Soul e Funk

Lee Dorsey morreu em 1986. O parceiro musical e responsável por esse período de atividade, Allen Toussaint, faleceu em 2015.

Acompanhe esta edição

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.