Ouça ao vivo

Após decreto, projeto de Parklets fracassa em Campinas

Desde 9 fevereiro, quando houve o decreto e foi regulamentada a Lei dos Parklets de Campinas, não apareceu nenhum interessado em investir no equipamento, de acordo com a Setec. O único existente está localizado no Cambuí, na Rua Coronel Quirino, na altura da Rua Santos Dumont. Considerado o piloto do projeto, esse parklet foi instalado em agosto do ano passado e divide opiniões.

Muitos moradores do Cambuí criticaram o projeto, na época, por causa da sua descaracterização, que prometia ser um espaço de convivência, mas que estaria sendo usado para fins privados. E é neste Parklet piloto que estaria a raiz do desinteresse em investir na ideia, na análise do Vereador Nelson Hossri.

Contrariando a informação da Setec, José Renato Fernandes, da Sociedade Civil Amigos do Cambuí, afirma que existem sim interessados, mas que estariam desestimulados por causa do mau exemplo do projeto-piloto. O presidente da Setec, Arnaldo Salvetti, disse desconhecer o interesse de empresários. E explicou que o parklet piloto está em fase de aprovação.

A regulamentação prevê que o parklet é uma extensão temporária da calçada através de uma plataforma móvel, resultando em uma “minipraça” com bancos e plantas. Restringe o veículo motorizado, por ocupar uma vaga de estacionamento na rua, mas proporciona ao pedestre uma área de convivência, descanso, leitura e navegação na internet.

Dependendo do projeto, permite biblioteca itinerante, bicicletário e espaço para exercícios físicos. A solicitação do espaço por pessoas físicas ou jurídicas deve ser feita à Setec, que junto com a Emdec desenvolveu uma cartilha de regras e boas práticas para implantação e manutenção de parklets no município.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.