Ouça ao vivo

Banana

D’água, maçã, prata, ouro, da terra e nanica. Eu tenho certeza que todos já adivinharam o tema do CBN Gastronomia de hoje… a Banana.

Ela costuma ser relacionada com os países tropicais da América, mas a banana veio do outro lado do mundo e sua história está ligada aos desbravadores e conquistadores. Temos registros da banana tão antigos quanto a própria humanidade. Original de Nova Guiné, Malásia, Indonésia e Filipinas, a banana começou sua peregrinação pela Índia, seguindo para a China e depois para a África. Foi no continente africano que os portugueses e os espanhóis tiveram seu primeiro contato com a fruta. A banana veio para a América nos navios que transportaram escravos para as colônias. As bananeiras se adaptaram muito bem ao clima da mata-atlântica e rapidamente a banana se alastrou pela costa de todo o continente. A origem do nome da fruta vem do Árabe banan, que significa dedo. As bananas que cresciam na África eram menores e tinham o tamanho de um dedo. Já os Espanhóis viram na fruta a semelhança com a árvore plátano. Por isso ela é conhecida por esses dois nomes na américa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.