Ouça ao vivo

Bolinho de Chuva

Hoje vamos falar sobre uma receita que conforta o coração e se popularizou com a obra de Monteiro Lobato. O CBN Gastronomia de hoje vai falar sobre o Bolinho de Chuva.

Direto da cozinha da Tia Nastácia para o lar de todos os brasileiros. O quitute favorito de Pedrinho, Narizinho e Emília é saboroso e muito fácil de preparar. Três xícaras de farinha de trigo, duas xícaras de leite, um ovo e uma colher de café de fermento. Bata a massa, frite em imersão e polvilhe com açúcar e canela depois de secar. Pronto! Perfeito para comer em dias preguiçosos de chuva, reza a lenda que este quitute nasceu como uma forma de agradar e ocupar as crianças. Já que as mesmas estavam impedidas pelo mau tempo de brincar do lado de fora das casas. Parente do Sonho português, o bolinho de chuva não é uma das receitas que chegaram no Brasil de Caravela. Nessa época o trigo era muito caro e importado da Europa. Até o século XIX, as receitas brasileiras tinham a mandioca ou o cará como ingredientes de base. A receita original pode não ser nossa, mas o Bolinho de Chuva faz parte da família brasileira.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.