Ouça ao vivo

BRK Ambiental garante que abastecimento de Sumaré não foi afetado por acidente na Replan

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, a Cetesb, confirmou que parte da água utilizada no combate ao incêndio na Replan, em Paulínia, nesta segunda-feira, atingiu o Rio Atibaia.

A refinaria, que é a maior da Petrobrás no país, sofreu fortes explosões que atingiram uma caldeira de craqueamento e destilamento durante a madrugada, e foi registrado o início de um incêndio no local. O craqueamento é a primeira fase do refino do petróleo bruto.

A Cetesb emitiu um alerta às concessionárias, já que a água usada pelo Corpo de Bombeiros no controle das chamas chegou ao sistema de drenagem de águas pluviais da refinaria, o que levou o produto para o Rio Atibaia.

A captação da Concessionária BRK Ambiental, que abastece a cidade de Sumaré, fica próxima ao local onde a água atingiu. De acordo com o gerente de operações da empresa, Cleber Salvi, o monitoramento de qualidade da água foi intensificado desde o alerta da Cetesb, e não foram identificados danos durante a avaliação.

Ele explica que se houvesse algum problema causado pelo acidente, o monitoramento já teria identificado.

O gerente de operações da BRK Ambiental garante que a água utilizada no abastecimento da cidade de Sumaré está dentro dos padrões de qualidade, e a população não deve se preocupar.

Nenhuma cidade da região teve o abastecimento interrompido por conta do acidente.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.