Ouça ao vivo

Campinas prevê frota de no mínimo 250 ônibus elétricos

Foto: Arquivo CBN Campinas

A chamada área branca do transporte público de Campinas, que abrange a região central, deve ser atendida por até 250 ônibus elétricos, número mínimo da frota de veículos não poluentes planejada pela Administração Municipal.

A informação foi detalhada pelo presidente da Emdec e secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, durante uma reunião do Conselho de Meio Ambiente no Salão Vermelho da Prefeitura sobre o uso de energia limpa.

Segundo Barreiro, os coletivos serão divididos em seis linhas municipais, vão circular em uma área de cerca de três quilômetros quadrados e um perímetro de sete quilômetros e devem representar 40% da rodagem total do sistema.

Além da área branca, o plano da Prefeitura é implantar o uso de ônibus elétricos nos três corredores do BRT – Ouro Verde, Campo Grande e Perimetral -, que atualmente estão em construção e já possuem alguns trechos concluídos.

Campinas atualmente possui 13 veículos não poluentes e assinou em março um acordo de cooperação com a CPFL Energia e a BYD do Brasil. A ideia é incluir o modelo de mobilidade elétrica na nova concessão do transporte coletivo.

O edital foi prometido para junho, mas não foi publicado e está atrasado há cerca de três meses. A licitação envolve o transporte convencional e o Programa de Acessibilidade Inclusiva por 15 anos, no valor de cerca de R$ 7 bilhões.

No posicionamento oficial mais recente sobre o assunto, a Emdec informou que “finaliza os últimos detalhes técnicos do edital de licitação” e que a previsão é de que o documento sobre o transporte do município “seja lançado em breve”.

Além do transporte público, o encontro do Condema discutiu ainda os altos custos para o uso dos carros elétricos no Brasil. Uma das dificuldades, por exemplo, é a estrutura para a instalação de carregadores em vias públicas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.