Ouça ao vivo

Campineiros cobram pontos de ônibus com placas em braille

Um abaixo-assinado criado na internet pede a implantação de placas em braille nas paradas de ônibus de Campinas. Com pouco mais de 28 mil adesões até o dia 13 agosto, a iniciativa cobra mais inclusão nas vias e terminais da cidade.

Um trecho do texto que circula pelas redes sociais desde junho defende mais acessibilidade aos deficientes visuais. Segundo a postagem no site Change.org, a medida permitiria que as pessoas tivessem mais autonomia e independência.

O autor da proposta não foi encontrado pela reportagem, mas além do apoio virtual, a ideia tem aprovação nas ruas. Marcos Eduardo espera e utiliza os veículos do transporte público do município todos os dias e concorda que falta informação.

Não há placas em braille em pontos movimentados do centro, como na Avenida Benjamin Constant e na Rua José Paulino. Já as estações de transferência e os terminais, contam somente com o piso tátil, que facilita o acesso dos deficientes visuais.

Mas para Rosângela Oliveira o ideal seria mesmo a instalação dos dispositivos com detalhes das linhas e horários em braille. A Emdec e a Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência não enviaram resposta até o fechamento desta reportagem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.