Ouça ao vivo

Casos de febre maculosa em Campinas preocupam frequentadores de parques

Valéria Hein

A notícia da primeira morte do ano em Campinas, de uma mulher, vítima de febre maculosa, acendeu o alerta de frequentadores de parques de Campinas, como a Lagoa do Taquaral, Parque das Águas, no Jambeiro e o Parque Ecológico por causa da presença das capivaras nesses locais e, por consequência, do carrapato-estrela, responsável pela transmissão da doença. Em visita a Campinas, Rodrigo Soares Barreto, que é do Mato grosso, fez questão de conhecer o cartão postal da cidade. Mas conta que se assustou com as placas alertando para a ameaça do carrapato-estrela, na Lagoa do Taquaral.

A dona de casa, Marina Ferreira da Rocha, disse que não abre mão de sua caminhada diária no local, mas redobrou os cuidados. A presença de capivaras deve acender o alerta, mas o diretor do departamento de proteção e bem estar animal da Prefeitura de Campinas, Paulo Anselmo Nunes Felipe, faz questão de enfatizar que é a urbanização desordenada que gera a doença e não a capivara. Ele explica que na cidade esse animal perde o seu predador natural, que é a onça pintada.

O departamento de bem estar e proteção animal realizou testes com vasectomia de capivaras, mas o resultado não foi totalmente satisfatório porque novos animais surgem de forma muito rápida. Testes com carrapaticida também foram realizados, com melhores resultados que a vasectomia. A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Andrea Von Zuben, afirma que as pessoas devem ficar longe do mato alto e atentas às placas que sinalizam a presença do carrapato-estrela.

A atenção aos sintomas da doença também é muito importante, porque é possível a cura da quando identificada precocemente. Os indícios surgem em até 15 dias após a picada. Além de febre, é comum sentir dor de cabeça, dor intensa no corpo, mal-estar generalizado, náuseas e vômitos. Quem apresentar um desses sinais deve informar o serviço de saúde sobre o contato com o carrapato, ou com locais de risco.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.