Ouça ao vivo

Cetesb instala barreiras para evitar que água usada no combate às chamas na Replan chegue ao Atibaia

Equipes da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo)monitoram a área da Replan e orientam no serviço de instalação de barreiras de contenção, para evitar que a água utilizada no combate às chamas da refinaria, isoladas nos diques de contenção, possa atingir o Rio Atibaia.

De acordo com informações do órgão estadual, parte da água de combate ao incêndio utilizada pelo Corpo de Bombeiros atingiu o sistema de drenagem de águas pluviais da Replan.

A Cetesb informou em nota que continuará o monitoramento no local até o final dos trabalhos de rescaldo e irá colher amostras de água do rio Atibaia para verificar, em laboratório, se houve algum grau de contaminação.

De acordo com o Sindipetro (Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo), o fogo começou após a explosão do tanque de águas ácidas, localizado na unidade de craqueamento, que passou por manutenção e intervenções em equipamentos recentemente. Ninguém ficou ferido no acidente.

A unidade de destilação, onde o combustível é aquecido em altas temperaturas, também foi afetada causando o rompimento de várias linhas de tubulações.

Em nota a Petrobras disse que uma comissão foi criada para avaliar as causas da explosão, que atingiu parte de uma das unidades que fazem parte do processo de refino de petróleo, mas a extensão dos danos ainda vai passar por avaliação detalhada. Informou também que não há impacto imediato no abastecimento por haver estoque e a produção das demais refinarias para garantir a oferta de combustíveis.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.