Ouça ao vivo

Com dólar alto, feira é pontapé para intercâmbio em longo prazo

A alta do dólar, que ronda as máximas históricas nas últimas semanas, não tem como ser ignorada por quem planeja um intercâmbio estudantil. Mas a busca sobre valores e bolsas de estudo pode ajudar no planejamento em longo prazo.

Na comparação entre os dados de agosto de 2017 e 2018, a moeda americana teve alta de 30%. Fechou abaixo dos R$ 3,15 no final do oitavo mês do ano passado e bateu a marca dos R$ 4,18 no dia 30 do mesmo período deste ano.

O coordenador de relações institucionais da Escola Superior de Engenharia e Gestão, Pablo Ganassim, reconhece que a cotação assusta, já que os valores dos cursos de graduação e pós no exterior são altos e exigem muito investimento.

Por outro lado, lembra que os planos iniciados com antecedência servem para evitar os períodos de alta, já que os pais e responsáveis costumam pensar nisso até um ano e meio antes, e detalha valores de exames e de cursos de graduação.

A recomendação dele é para que a pesquisa e o contato com as instituições e os países de interesse sejam feitos. Uma das opções são os eventos sobre o assunto, que reúnem representantes de vários consulados, associações e universidades.

A Feira de Universidades Internacionais do Colégio Etapa de Valinhos, na região de Campinas, é um exemplo. Além de palestras, a terceira edição oferece a possibilidade de tirar dúvidas sobre competências, níveis e processos exigidos.

A responsável pelo setor internacional da escola, Cristina Tavares, enumera os participantes consulares. São sete. Entre eles, Japão, Portugal, Alemanha e Estados Unidos. Entre os temas, pós-graduação, estágio, trabalho e moradia.

Alunos do 3º ano do Ensino Médio, Bruna Possari e Guilherme Pita, de 17 anos, já sabem quais as áreas, cursos e especialidades de interesse. A intenção deles é entender melhor o que precisa ser feito para que o planejamento seja iniciado.

A Feira de Universidades Internacionais tem entrada franca com inscrição prévia pelo site colegioetapa.com.br/feirainternacional. O evento acontece nesta sexta-feira das duas às cinco da tarde no Ginásio do Colégio Etapa de Valinhos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.