Ouça ao vivo

Explosão na Replan, em Paulínia, foi percebida a quilômetros de distância

Rede Social

Uma grande explosão, seguida de um incêndio, atingiu uma caldeira da Replan – Refinaria de Paulínia – na madrugada dessa segunda-feira, cerca de 1h30. Dez viaturas do Corpo de Bombeiros, de Campinas e Paulínia, e equipes da própria refinaria, trabalharam no combate às chamas. O incêndio já foi controlado e não há vítimas.

Não houve necessidade de retirar pessoas das empresas e casas próximas porque o local da explosão é bem isolado, mas o estrondo foi sentido a vários quilômetros de distância e as chamas puderam ser vistas por pessoas de cidades vizinhas.

Na hora da explosão, o caminhoneiro, Alex Pereira da Silva, estava numa área de descanso de uma empresa, da qual é fornecedor, a 2 quilômetros de distância da Replan e conta ter sentido um tremor no caminhão.

Quem mora no centro de Paulínia, como Aparecida dos Santos, relata ter sentido o estrondo. De acordo com Maria Benedita Delgado, que mora no bairro Santa Terezinha, em Paulínia, o susto foi grande.

A Assessoria de Imprensa da Petrobras informou que a produção foi paralisada de forma preventiva e a companhia está avaliando o prazo para retorno das demais unidades não afetadas pelo incêndio.

Uma comissão foi criada para avaliar as causas da explosão, que atingiu parte de uma das unidades que fazem parte do processo de refino de petróleo, mas a extensão dos danos ainda vai passar por avaliação detalhada.

Informou também que não há impacto imediato no abastecimento por haver estoque e a produção das demais refinarias para garantir a oferta de combustíveis.

Ainda de acordo com a nota, a Petrobras reforçou seu compromisso com a segurança de suas operações e instalações e informou que sua equipe de contingência foi prontamente acionada para conter o incêndio, em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.