Ouça ao vivo

Extinta há 14 anos, Guarda Noturna de Campinas ainda é lembrada na cidade

A Guarda Noturna de Campinas, uma entidade autárquica que prestou serviços de segurança para a sociedade, foi extinta há 14 anos e ainda é lembrada na cidade. A corporação foi criada em 1945 com o objetivo de prestar patrulhamento preventivo pelos bairros da cidade. A partir de 1974, passou a ser administrada pela Associação Comercial e Industrial de Campinas. No auge de sua atuação, em 1996, a Guarda Noturna tinha um efetivo de 300 guardas e 97 viaturas.

As viaturas, bem características, ainda estão na lembrança de boa parte da população: os automóveis modelo Fusca, de duas cores, que circulavam por toda a cidade. Em cada uma delas havia um guarda armado e um sistema de radio interligado com uma central e com as demais viaturas. A vice-presidente da ACIC, Adriana Flosi, lembra com saudosismo da atuação da Guarda Noturna de Campinas, que participava ativamente do dia a dia da sociedade campineira. Ela lamentou o fim da corporação.

O Estado decretou extinção da Guarda Noturna em 08 de Janeiro de 2004. O Decreto do então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi motivado por uma questão jurídica, já que há alguns anos o convênio entre a ACIC e o Governo havia sido cancelado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.