Ouça ao vivo

Ouro Verde: faltam vagas na internação e datas para consultas

Faltam vagas para a internação de adultos e datas para a marcação de consultas no Hospital Municipal Ouro Verde, em Campinas.

A mãe de Claudecira Rouxinol chegou à unidade na noite de domingo, mas ainda aguardava por um leito na manhã de segunda. De acordo com ela, a idosa de 76 anos foi mantida na sala de curativos enquanto funcionários procuravam vaga em outros locais.

O aposentado José Cândido Rodrigues tentou marcar uma consulta, mas foi orientado a tentar por telefone e voltou para casa.

A Pasta de Saúde informou que a chamada “sala de curativos” é o nome antigo do espaço onde ficam os pacientes em observação. De acordo com a nota, a pessoa atendida permanece na maca aguardando a internação, se assim for indicado pela equipe médica. Os pacientes recebem atendimento, medicamento e alimentação, se também houver permissão, enquanto aguardam os resultados.

Já sobre a marcação de uma consulta com especialista pela primeira vez, alega que é utilizado o Sistema Online disponível nos CSs. Por fim, segundo o posicionamento enviado pela assessoria de imprensa, somente os retornos são agendados no Hospital.

As reclamações dos pacientes se somam a outros problemas registrados nos últimos meses e semanas na unidade municipal. Um deles é a espera por exames, agravada pela troca e até a suspensão da licitação para a contratação de um novo laboratório.

Os resultados das coletas de sangue, por exemplo, chegavam a demorar de oito a 15 horas no primeiro semestre, segundo os médicos. Questionado sobre isso pelos vereadores no dia 24, o secretário de Saúde, Cármino de Souza, disse que tudo estava normalizado.

Outro problema foi a falta de pediatra no pronto-socorro infantil, que chegou a causar uma suspensão por algumas horas no dia 17.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.