Ouça ao vivo

Gazpacho

Já falei aqui sobre diversos tipos de sopa e como cada uma delas é perfeita para o clima frio, mas hoje vou falar sobre uma sopa ideal para dias quentes… o Gazpacho.

Leve e refrescante, o gazpacho é uma sopa batida e servida fria. Ela é feita à base de tomate e pão, acrescidos de pimentão, alho, pepino e muito azeite de oliva. Um ingrediente indispensável nas receitas mediterrâneas. Hoje em dia o Gazpacho é um prato badalado e queridinho das revistas de dieta, mas sua origem veio falta de alimento no sul da Espanha no século XVII. Para não passar fome, os habitantes da região de Andaluzia encharcavam pães amanhecidos com água e batiam essa pasta com os vegetais que estivessem a disposição. Segundo a enciclopédia Larousse da Gastronomia “O nome gazpacho, de origem árabe, significa ‘pão encharcado’”. Vou finalizar o programa de hoje com duas curiosidade sobre o gaspacho. A cor vermelha intensa e característica do prato surgiu no século XIX com a adição do tomate e os portugueses consomem uma versão do prato com vegetais picados em pedaços em vez de batidos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.