Ouça ao vivo

O Blues visceral de Howlin’ Wolf

Dentro do universo  do blues  o jeito  visceral de cantar, como se estivesse arrancando os pulmões pela garganta é uma forte característica do gênero. A técnica desenvolvida para exprimir o lamento e a dor que o trabalho forçado  no campo provocava  obteve  grande identificação entre os cantores de blues.   E um cantor com um nome mais do que apropriado contribui com esse estilo,  Howlin Wolf. Antes do lobo começar a uivar ele era Chester Arthur Burnett nascido em 1910 no Mississippi e entre as obrigações nos campos de algodão ele achava tempo também para o blues e a partir dos 18 anos  através do encontro com a lenda  do delta Charley Patton – Howlin Wolf mudou sua  vida e também dos amantes do blues.  Os pequenos clubes de dança  nos  anos 40 literalmente balançavam com aquele cara que tinha uma habilidade de  entretenimento  proporcional  a sua altura de mais de 1 metro e 90. Com a gaita no pescoço, a sua voz robusta  ,  e tocando guitarra ,  Holwin Wolf  com o passar dos anos  se firmou como agricultor e musico de fim de semana.

Em 1948 Howlin Wolf  já era um artista de rádio e os ouvintes do programa Show do Wolf  tinham a oportunidade de ouvir o blues elétrico.  Nesse ponto entra em cena o guitarrista Willie Johnson com o seu estilo agressivo que se  encaixava muito bem com o som de  Holwin Wolf  seja ao vivo, nos programas de rádios ou no disco.   E falando em gravação  ele   iniciou  nos anos 50  pela Sun Studio   em Memphis, a mesma que revelaria anos depois Elvis Presley.

Mas o eldorado desse cantor com a sua voz áspera  e  profunda era outro lugar .  Através do contrato  em 1954 com a  empresa  dos irmãos poloneses Leonard e Phil Chess  que Howlin Wolf  daria uma guinada em seu som e sua carreira. Ir para  Chess Record  na cidade de   Chicago fez com que o sua musica ficasse mais cadenciada e encorpada.

 

mid 1960s, Detroit, Michigan, USA --- Born Chester Arthur Burnett, (named after the president,) bluesman Howlin' Wolf rocks the house in Detroit. --- Image by © Michael Ochs Archives/Corbis

Os pilares do Blues Elétrico 

Através de uma mágica combinação de   Howlin Wolf  ao lado do compositor  oficial de chess  Willie Dixon  e do guitarrista Hubert  Sumlin  o blues de Chicago  foi presenteado  com verdadeiros clássicos.  E  todo esse material iria  despertar  o interesse de jovens músicos no outro lado do atlântico.  No inicio dos  anos 60    pode se dizer que Howlin Wolf  estava no lugar certo e na hora certa, pra ser mais preciso na  hora britânica.  Pois com e explosão do rock inglês, o chamada blues de olhos azuis mostrou ao mundo o blues primitivo e visceral  do lobo  uivante,  através de  regravações de artistas como Stones, The Doors e  Jeff Beck .

Além do estilo de cantar  e tocar gaita  como ninguém a performance no palco de Howlin Wolf  , que morreu em 1976,   era a essência do  estilo visceral . Ele se  ajoelhava  e se arrastava no palco em interpretações de total entrega.  E essa atitude  ele tinha  desde o inicio da carreira numa pegada  totalmente rock and roll quando o estilo nem mesmo existia.  E Howlin Wolf  ficou como o maior dos bons vilões da história do blues.

Acompanhe esta edição

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.