Ouça ao vivo

Meta de recuperação do Ribeirão Quilombo pode ser antecipada

O prazo estipulado de 17 anos para a recuperação do Ribeirão Quilombo pode ser antecipado se as devidas ações forem adotadas pelos seis municípios envolvidos. A afirmação é do secretário-executivo do Consórcio das Bacias do PCJ, Francisco Lahoz, que reconhece que o conjunto de medidas estabelecido é ousado.

O objetivo da entidade é fazer com que o curso d’água saia da classe 4, próprio somente para navegação e paisagismo, para classe 3, que permite até o consumo humano. O valor estimado inicialmente, somando todos os investimentos de prefeituras e órgãos gestores, chega aos R$ 196 milhões. Desse montante, algumas verbas são a fundo perdido.

Representantes de Campinas, Sumaré, Hortolândia, Paulínia, Nova Odessa e Americana apresentaram o relatório detalhado sobre o plano de obras já feitas e previstas. Entre elas, o plantio de 585 mil mudas nativas e a construção de 11 reservatórios de macrodrenagem e contenção de cheias. O tratamento de esgoto também foi discutido.

Para o prefeito de Nova Odessa e presidente do Consórcio PCJ, Benjamim Bill Vieira de Souza, do PSDB, a recuperação do Ribeirão Quilombo é de interesse regional. Como exemplo, cita a própria administração, que conta com um fundo exclusivo para a execução do projeto das bacias de contenção, que ainda está em fase de elaboração.

O Ribeirão Quilombo possui extensão aproximada de 54,7 km desde a nascente, na cidade de Campinas, até a foz no Rio Piracicaba, nos limites de Americana. A bacia hidrográfica possui extensão de 396 km²  e é caracterizada por ocupação majoritariamente urbana e com índice de chuva variando entre 1.200 e 1.800 mm.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.