Ouça ao vivo

Obesidade, sedentarismo e tabaco são principais causas de problemas cardíacos, diz especialista

Na semana do Cardiologista, a Sociedade de Cardiologia de São Paulo divulgou dados sobre a mortalidade por doenças cardiovasculares, que não apresentou queda nos últimos 10 anos.

O resultado é alarmante, visto que as características demográficas e socioeconômicas do estado de São Paulo são semelhantes às de países desenvolvidos, onde foi registrada a redução de óbitos relacionados.

O médico cardiologista e presidente da Socesp, Dr. José Francisco Kerr Saraiva, destaca as principais causas de problemas no coração.

Os dados levantados pela pesquisa serão utilizados para a elaboração de uma estratégia para prevenção e controle. Dr. Saraiva explica que o indivíduo sedentário leva mais tempo para ter manifestações de problemas cardíacos, o que pode agravar a situação.

É importante, portanto, que além do exame médico, o clínico avalie o histórico do paciente.

A pesquisa da Socesp coletou informações de 2.500 pacientes, de quatro cidades do Estado de São Paulo. Cerca de 70% dos avaliados eram mulheres, e foi constatada a prevalência de obesidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Dono de animal solto em rodovia é responsável em caso de acidente

A morte do secretário-adjunto de desenvolvimento de Nova Odessa, Eduardo Mota, levanta uma questão: de quem é a responsabilidade quando animais soltos nas vias se envolvem em acidentes? O parlamentar morreu após atropelar com o carro um cavalo, na Rodovia dos Bandeirantes, na altura de Hortolândia, no último dia 25.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.