Ouça ao vivo

Operação mira série de fraudes na fabricação de fertilizantes

Arquivo

O Fisco Paulista e a Divisão de Crimes contra a Fazenda do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania identificaram 14 suspeitos de participação em um esquema de sonegação de impostos e fraudes na produção de fertilizantes.

A investigação, que estima um rombo de R$ 200 milhões na arrecadação desde 2014, resultou na Operação Crédito Fértil, que cumpriu um mandado de busca e apreensão em um escritório ligado aos supostos beneficiários do esquema.

O Delegado Regional Tributário da DRT 05, Luiz Celso Afaz, explica que a fraude fiscal estruturada na comercialização de matérias-primas para a produção de fertilizantes tinha participação de alvos de Limeira e Paulínia.

Os crimes eram cometidos por meio de empresas fictícias que emitiam documentos de saída de produtos como óxidos de zinco e cobre a outros estabelecimentos, também de fachada, localizados em outros locais do País.

A suspeita é que as entidades eram criadas para acobertar a compra da matéria-prima. Com isso, os fertilizantes eram fabricados a partir de resíduos industriais com concentração de metais pesados, como chumbo e cromo, que são tóxicos.

O cruzamento das informações nos bancos de dados do Fisco permitiu a identificação de dezenas de empresas que participariam dessa série de crimes. Com todos os alvos identificados, a autoridade deve cobrar os valores devidos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.