Ouça ao vivo

Pais estão assustados com Infestação de escorpiões em creche municipal de Campinas

Foto fornecida pelo pai de um aluno

Uma infestação de escorpiões está tirando o sossego dos pais que têm crianças matriculadas na creche municipal Pezinho Descalço, em Campinas. A infestação se intensificou após as últimas chuvas, que causaram um habitat de proliferação para os escorpiões.

As crianças ficam muito expostas, porque dormem em colchões que ficam no chão e brincam no gramado e os pais estão aflitos por não conseguirem uma solução da Prefeitura de Campinas. Renata Vieira Amâncio depende da creche, porque não tem com quem deixar sua filhinha de um ano, para ir ao trabalho.

De acordo com os pais que têm filhos na creche, a justificativa da administração municipal para a demora para fazer a dedetização é de que não tem empresas licitadas em Campinas para realizar esse serviço. Os pais fizeram, então, uma arrecadação para contratar por eles próprios uma dedetizadora.

Mas, mesmo assim, outro processo burocrático está impedindo o procedimento. Então, a recomendação foi para que fossem levadas para a creche galinhas d´angola, que são predadoras naturais do escorpião.

A Prefeitura de Campinas esclareceu que imediatamente após a ocorrência, técnicos da Unidade de Vigilância de Zoonoses vistoriaram a creche e reforçaram as orientações sobre formas de prevenção à ocorrência de pragas e acidentes com animais peçonhentos e que a escola tomou todas as providências para minimizar os riscos.

As medidas incluíram a colocação de barreiras físicas e arquitetônicas nos acessos ao prédio e orientação à equipe escolar sobre a correta disposição de resíduos que possam atrair pragas e a necessidade de fazer vistorias para identificar e minimizar situações de risco. Informou ainda que a direção da escola está à disposição dos pais e familiares para mais esclarecimentos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Dono de animal solto em rodovia é responsável em caso de acidente

A morte do secretário-adjunto de desenvolvimento de Nova Odessa, Eduardo Mota, levanta uma questão: de quem é a responsabilidade quando animais soltos nas vias se envolvem em acidentes? O parlamentar morreu após atropelar com o carro um cavalo, na Rodovia dos Bandeirantes, na altura de Hortolândia, no último dia 25.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.