Ouça ao vivo

Professor descarta CPI do Ouro Verde devido à eleição

Foto: Divulgação/CMC

O analista político Wagner Romão não acredita na abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o caso envolvendo a ex-gestora do Hospital Ouro Verde e agentes públicos de Campinas devido ao período eleitoral.

Para o professor da Unicamp, a proximidade da eleição é mais um motivo que impede que a apuração na Câmara seja aprovada, mesmo após delações premiadas reforçarem os indícios de ligação da Prefeitura com o escândalo.

Na opinião de Romão, a formação da maioria no Legislativo deve prevalecer e impedir que a CPI tenha votos suficientes. Por outro lado, acredita que somente a pressão e as cobranças da população mudariam o atual panorama da Casa.

Proposto inicialmente pela oposição no final de 2017, logo após a primeira operação do Gaeco do Ministério Público contra os desvios de ao menos R$ 4,5 milhões da saúde, o dispositivo foi barrado pela base de apoio do governo.

Na época, uma Comissão de Representação foi formada pela situação para acompanhar o caso e buscar documentos para detalhar a gestão exercida pela Vitale. A OS, aliás, é citada pelo professor como motivo para a criação da CPI.

Wagner Romão argumenta que a comissão de vereadores poderia não só investigar de maneira independente, mas também evitar irregularidades ao discutir o modelo de gestão, adotado também em outros setores e municípios.

Para argumentar o barramento da proposta de Comissão Parlamentar de Inquérito, o vice-líder de governo na Câmara, Zé Carlos, do PSB, disse que não vai assinar o pedido porque os promotores já investigam o caso do Ouro Verde.

Enquanto isso, ele e outros vereadores da base do prefeito Jonas Donizette dizem ter a intenção de ouvir nas próximas semanas os secretários municipais de Saúde, Cármino de Souza, e de Assuntos Jurídicos, Sílvio Bernardin.

Envolvido nas gravações telefônicas feitas pelo MP, o nome de Bernardin, voltou a aparecer nos depoimentos de quatro réus ligados à cúpula da Vitale. Ele teria feito exigências de contratação de pessoal e empresas a OS.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.