Ouça ao vivo

Tim Maia – 1ª lp

Rebelde, imprevisível e muito  talentoso.  Criador de grandes sucessos, foi uma das maiores influências da  black music no Brasil. Mas ele teve que percorrer um  caminho bem mais longo que seus contemporâneos até finalmente conseguir lançar o seu primeiro lp em 1970 e provar que além de um bom compositor  tinha talento suficiente pra ser Tim Maia.Sebastião Rodrigues Maia nascido em 1942 e criado na Tijuca.   Durante sua temporada de 4 anos nada fácil nos Estados Unidos trocava cartas com o seu ex-parceiro de banda  Erasmo  Carlos que se transformava por aqui  no Tremendão . Depois de ser  deportado em 63 Tim Maia passou fome em São Paulo  e finalmente conseguiu uma gravação de um compacto da qual   nasceu e parceria com produtor Jairo Pires. Mas foi uma  fita cassete com a  canção  “ Primavera “  que trazia   uma interpretação  incomum para os padrões nacionais  que pavimentou em definitivo o caminho dento da industria fonográfica, através do primeiro Lp  Tim Maia  em 1970 . É claro que os amigos Nelson Motta, o próprio Erasmo  e Os Mutantes também ajudaram Tim Maia na conquista desse projeto

Junto com os produtores Jairo Pires e Arnaldo Saccomani, Tim Maia fez um trabalho de emersão com os músicos no estúdio para que eles conseguissem pegar a ideia  musical que ele havia trazido  na bagagem de sua temporada nos guetos da black music  na terra do Tio Sam. E como Tim Maia não dominava muita coisa de teoria musical passava as informações cantarolando  para os arranjadores num total esforço de comunicação

Mas  o brilho de  Tim Maia  pare esse disco não existiria sem   a competência do grupo  Os diagonais que  serviu como banda de apoio para essa produção .  Na gravação estavam lá Paulinho Braga na Bateria,  Capacete no baixo entre outros músicos  … além do vocalista Camarão e seu irmão   Cassiano na guitarra base e que também assinou  algumas composições com Tim Maia.

 

 

 

Lançado pelo   selo   Polydor esse disco   foi   muito bem recebido pelo público e rapidamente as músicas de Tim Maia estavam nas rádios principalmente do Rio de Janeiro  bem como na seleção musical dos chamados bailes blacks , como é o caso da canção Cristina uma parceria de Tim com Carlos Imperial.

Outro destaque  desse lp  e inclusive da fase inicial de  Tim Maia foi uma experimentação com os sons regionais que trazia  uma mistura de baião com soul. Coroné Antonio Bento nasceu como uma brincadeira entre os integrantes dos  Diagonais que caiu no gosto de Tim.

Muitos cantores já gravaram Tim Maia  que nos deixou em  1998, mas na sua própria voz é que existe a diferença.  Sendo a antítese do bom moço do qual dividia espaço também com um grande apaixonado.

Acompanhe esta edição

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.