Ouça ao vivo

Vacinação contra Sarampo e Pólio terá 72 pontos em Campinas

Foto: Divulgação/Altemar Alcantara/Semcom

Campinas começa neste sábado, 4 de agosto, a Campanha de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo e a mobilização já se inicia com o Dia D, quando a cidade abrirá para a população, das 8h às 17h, 72 postos para aplicação das vacinas.

A campanha segue até 31 de agosto e é voltada para crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias, mesmo que a carteira de vacinação esteja atualizada.

Para receber as doses, é preciso levar documento e carteira de vacinação. A meta é vacinar 95% das 56.790 crianças nesta faixa etária. Durante a semana, as vacinas estarão disponíveis em todos os centros de saúde.

Em 18 de agosto, sábado, está previsto o segundo Dia D da campanha. Na ocasião todos os centros de saúde e outros postos de vacinação estarão abertos para vacinar as crianças.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro. É extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade.

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Atualmente, empreende esforços para manter o certificado, já que o país registrou surtos e casos isolados da doença. Campinas não tem registros de sarampo. No entanto, existe a necessidade da vacina, já que há casos confirmados em outros locais.

Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo: em Roraima e no Amazonas. Além disso, alguns casos isolados foram identificados nos estados de Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Pará, Rondônia e São Paulo. O reaparecimento da doença está relacionados às baixas coberturas vacinais no País. Em Campinas, dados parciais de 2018 mostram que a cobertura da primeira dose da vacina (tríplice viral) está por volta de 96,09%. á em relação à segunda dose, é de cerca 77,7%.

Os sintomas do sarampo são febre alta, acima de 38,5°C; Dor de cabeça; Manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo; Tosse; Coriza e Conjuntivite.

Poliomielite

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), três países ainda são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão). O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.